Portfólio de serviços
Medição da Resistência de Aterramento
Aterramento Elétrico
O aterramento elétrico se refere a um conjunto de condutores ligados à terra, responsáveis por direcionar possíveis correntes de fuga para este ponto, impedindo danos a equipamentos e protegendo vidas em caso de sinistros, como descargas elétricas, sobretensões e raios. Portanto, nas redes elétricas, a ligação adequada à terra é um dos elementos básicos para a transmissão e utilização seguras da eletricidade.
Medição do Aterramento
O serviço de Medição de Aterramento tem o objetivo de verificar o estado técnico do sistema. Para isso, realiza-se a medida da resistividade do solo, conforme a ABNT NBR 15749/2009 que estabelece todo o critério para a medição. Mas, de maneira geral, medir a resistividade do solo nada mais é que uma medida de quanto o solo resiste ao fluxo de eletricidade.
Para garantir uma medição confiável, a Norma estabelece que os testes precisam ser efetuados com ferramentas e dispositivos especializados, neste caso damos uma ênfase ao Terrômetro, equipamento de medição especifico para esse teste.
O método mais comumente utilizado e previsto em Norma, é o método de queda de potencial, que consiste em fazer circular uma corrente através da malha de aterramento. Essa corrente circula por intermédio de um eletrodo auxiliar de corrente. São realizadas três medições e a partir dos resultados obtidos, realiza-se o cálculo zona de patamar para atestar a confiabilidade da instalação. É importante que toda a medição, o cálculo e sua interpretação seja realizada por um profissional capacitado e habilitado.
A Engevolts realiza Inspeções e Testes no Aterramento de:
• Residências;
• Indústrias;
• Comércios;
• Condomínios.